You are currently viewing Deepin OS – Sistema Operacional Perfeito Para Deixar Windows na Gaveta

Deepin OS – Sistema Operacional Perfeito Para Deixar Windows na Gaveta

O deepin é uma distribuição Linux baseada no Debian Stable. Apresenta uma interface própria, chamada Deepin Desktop Environment; além de, uma acervo de aplicações próprias. É desenvolvida pela Wuhan Deepin Technology Company Limited, localizada em Wuhan, China.

Como a principal equipe de pesquisa e desenvolvimento de sistema operacional doméstico, a Deepin Technology visa fornecer sistemas operacionais domésticos seguros, confiáveis, bonitos e fáceis de usar e soluções de código aberto, com pesquisa e desenvolvimento de sistema operacional, customização da indústria, internacionalização, migração e adaptação , design interativo e suporte Profissionais em várias áreas, como serviço e treinamento, podem atender às diversas necessidades de diferentes usuários e cenários de aplicativos para produtos de sistema operacional.
Como criadora do ecossistema do sistema operacional doméstico, a Deepin Technology não apenas formou uma cooperação estreita com vários chips, máquinas completas, middleware, banco de dados e outros fabricantes, mas também desenvolveu em conjunto vários softwares de aplicativos chineses exigidos pelos usuários. Os produtos de sistema operacional da Deepin foram aprovados na certificação de sistema operacional de segurança do Ministério da Segurança Pública, na certificação de adaptação de sistema operacional doméstico do Ministério da Indústria e Tecnologia da Informação e foram listados na Lista Central de Aquisições Centralizadas da Administração Estatal de Gestão, e foram listados no partido doméstico, governo, militar, finanças, operadores, educação e outros clientes Tem sido amplamente utilizado.
Em 2020, deepin foi baixado mais de 80 milhões de vezes, fornece 30 versões de idiomas diferentes e serviços de atualização para mais de 140 sites espelho em seis continentes. Nas classificações globais de sistema operacional de código aberto, deepin manteve-se no top 10 por um longo tempo e também é o produto de sistema operacional chinês com a melhor classificação.

A distribuição ganhou popularidade ao apresentar um elevado cuidado visual com a sua interface e aplicativos próprios. Isso acabou surpreendendo muitos usuários, que olhavam o Linux como um sistema de visual antiquado (“da tela preta”, como muitos dizem).

Um dos maiores destaques do deepin é que foi moldado a interface para um funcionamento semelhante ao Windows ou macOS é algo que vai agradar aos fãs de ambos os lados, e a Loja de Aplicativos. Além de apresentar um visual incrível e fácil de usar, permite que usuários leigos possam instalar e remover aplicativos com um clique.

No Brasil, a Comunidade deepin do Brasil (simplesmente “deepin Brasil“) originou-se com o objetivo de auxiliar os usuários brasileiros e participar ativamente do desenvolvimento do sistema.

Uma pergunta peculiar, o Deepin é seguro, pois ele é uma sistema chinês

Basicamente, se você observar ao seu redor a maioria das coisas que você esta vendo agora são produtos derivados ou que vem direto da china. Já utilizo a um bom tempo e não tenho problemas nenhum.

Requisitos do Sistema

ConfiguraçõesCPURAMEspaço em Disco Rigido
Mínimo1.7GHz 64bits2GB15GB

Para ter um desempenho fluído, é necessário um hardware superior. Para criar uma mídia de inicialização é necessário um dispositivo de 4GB.

A versão 15.3 foi a última versão a dar suporte aos 32 bits.

Componentes de Software

Deepin vem com uma coleção de aplicativos próprios, construídos com o objetivo de proporcionar uma experiência integrada consistente na instalação. Essa coleção é composta de duas partes principais – o Deepin Desktop Environment e a coleção de software Deepin. Todo o software é lançado de acordo com a licença GNU GPL v3.

software é lançado oficialmente em 20 línguas, e as contribuições adicionais dos membros da comunidade ajudam a disponibilizá-lo em outras 40.

Por que Usar o Deepin?

O Deepin é uma distribuição Linux, na sua ultima versão baseada no Debian na sua ultima versão. Com sua interface fluida e minimalista. traz um aspecto bem peculiar que é bem simples com intuito de sua utilização ser baseada para usuário leigos onde tem uma loja com uma infinidade de aplicativos onde basicamente o usuário não precisa acessar o terminal para instalação de aplicativos, bastando ir na loja escolher os aplicativos e clicar em Baixar.

O Deepin pode ser instalado naquela sua maquina velhinha que anda ali no canto do seu quarto guardando poeira, podem enfim recusitar ela e utilizar uma finidade so softwares novo e poderosos.

Exitem Classes de usuários, podendo ser usuario gamer, social (utiliza e trabalha com ferramentas de comunicação), programadores e entre varios outros. Basicamente todo tipo de usuario se encaixa no Deepin, pois podem ser baixados softwares voltado a programação que são leves e fluidos como muitas vezes no windows não é. E o mais legal disso tudo que é um sistema seguro e com constantes atualizações.

O que eu quero dizer na minha opinião é que o Deepin pode ser usado por qualquer tipo de pessoal, desde aquela pessoal que nunca teve contato com um computador até os Expert.

Prós e contras do Deepin

Todo sistema operacional contém suas vantagens e desvantagens, se no seu caso o visual for algo em primeiro lugar o Deepin é uma das melhores opções. A quantidade de softwares em sua loja também é um bônus da distribuição. Essa variedade pode auxiliar na hora de se obter algum programa, sem sair procurando em páginas da internet. A flexibilidade de transitar entre o modo “clássico e moderno”, moldando a interface para um funcionamento semelhante ao Windows ou macOS é algo que vai agradar aos fãs de ambos os lados. Aplicativos do próprio sistema, também, dão um show à parte. Destaques para o terminal, monitor do sistema, software de captura de telas, entre outros. A instalação de drivers NVidia é algo fácil de se fazer, ao menos em uma versão não tão atualizada, bastando abrir o gerenciador de drivers.  

Pontos negativos estão relacionados ao modo que o usuário observa o sistema, digo isso, pois ter pacotes em versões antigas nem sempre é um problema para muitos. Agora a ausência de uma integração com pacotes Snap e Flatpak é algo a se lamentar. Tais formatos de empacotamento vem ganhando mais espaço e não oferecer uma opção gráfica, com uma loja tão bonita e organizada, é um verdadeiro pecado. Eventuais bugs ocorrem na distro, quanto a isso reforço que pode ser diferente com cada experiência de uso, então considero como relativo e só você pode afirmar se é um incômodo ou não. Nem preciso mencionar a origem do sistema, né? Creio que muitos já sabem que o Deepin é uma distro Linux chinesa, caso tenha algum problema com isso o sistema não é para você.

Ivan Junior

Trabalho atualmente como Administrador de Redes em um Provedor de Internet no interior da Bahia.

Deixe um comentário